Roda D’água ou Turbina Pelton: Definindo o sistema ideal para cada situação

Atualmente, atuar no Agronegócio com alta rentabilidade se torna um grande desafio. A necessidade de reduzir custos no campo requer cada vez mais soluções eficientes para alcançar o sucesso.

O primeiro passo é resolver cada obstáculo e que este realmente faça a diferença nos custos de produção. As Bombas D’água alternativas colaboram e muito no que tange ao abastecimento de água confiável e com baixíssimos custos.

O que é Roda D’água?

Existem diversos tipos de Rodas D’água, em palavras objetivas todo rotor acionado pela água é uma Roda D’água.

Sua função é captar a energia hidráulica já disponível em uma propriedade rural, e realizar um trabalho. Aqui, vamos nos referir ao bombeamento de água como forma de resolver as necessidades de abastecimento no campo.

Os dois principais tipos de Roda D’água que destacaremos nesse post são a Roda D’água de Canecas, e a Roda Pelton (Turbina). A escolha do Rotor mais adequado está diretamente ligada a Potência Hidráulica disponível no local de instalação do equipamento.

A Energia Potencial Hidráulica é a potência energética obtida a partir da relação entre o Volume de água e quão alta ela está (Altura de Queda), ou seja, quanto mais água e mais alta ela estiver, maior é a potência. Isso é o que determina qual a Roda mais adequada ao local, tal como seu diâmetro, largura e tipo.

As principais diferenças entre a Roda de Canecas e a Roda Pelton (Turbina)

Enquanto a Roda D’água de Canecas utiliza o volume o peso da água para seu acionamento, necessitando então de pouca água e baixa queda para funcionar, a Roda Pelton utiliza o volume e a velocidade da água, logo requer muita água e alta queda para o funcionamento.

Devemos levar em consideração que na física não há milagres, sempre que se ganha por um lado se perde por outro. Tudo depende das condições do local, como o volume de água e o relevo do terreno disponíveis.

Altura de queda para acionar

Roda D’água de Canecas: Utiliza o peso da água e o princípio da alavanca, necessita de baixa altura de queda para ser acionada, a partir de 1 m.

Roda Pelton: Utiliza a pressão da água que dá velocidade pra Roda, necessita de muita altura de queda para ser acionada, a partir de 2,5 m.

Água para acionar

Roda D’água de Canecas: Este rotor possui aplicação para a maioria dos casos, pois necessita de pouca água e baixa altura para acionar, há diversos diâmetros e larguras desta Roda, o tamanho ideal depende da altura de queda e da vazão disponível no local.

Vazão Mínima de Acionamento: 0,5 L/s

Roda Pelton: Este rotor necessita de pelo menos de 2,5 m de altura de queda para funcionar e começar a valer a pena, justamente por funcionar com maior altura de queda exige mais água para acionar, quanto mais alto, maior é a velocidade da água e mais volume escoa pela tubulação.

Vazão Mínima de Acionamento: 5 L/s

Outros fatores a se considerar

Roda D’água de Canecas:

  • Maior aplicabilidade
  • Suporta maiores variações na vazão de acionamento
  • O tubo de acionamento dificilmente se entope, pois o sistema é mais livre, podendo passar galhos, folhas, pequenos peixes, pedras etc, sem afetar o acionamento.

 Roda Pelton:

  • Menor aplicabilidade
  • Não suporta grandes variações da vazão de acionamento
  • Exige limpezas constantes no tubo de acionamento, podendo se entupir facilmente com objetos presentes na água, isso ocorre devido a pequena passagem do bico injetor.

Quando vale a pena usar a Roda Pelton?

Em geral o sistema mais seguro é o da Roda de Canecas, pois se tem maior empregabilidade de acordo com o relevo e hidrografia do Brasil.

A vantagem de se utilizar uma Roda Pelton está em aproveitar ao máximo o Potencial Hidráulico disponível no local e assim obter um maior rendimento, porém, mesmo nesses casos não se descarta a utilização de uma Roda de Canecas que, apesar de oferecer uma produção menor, possui outras grandes vantagens.

Perguntas frequentes

Possuo uma altura de queda de 2,5 m ou mais, posso instalar uma Roda D’água de Canecas?

Sim, o mínimo necessário é 1 m de altura de queda, contudo, em alturas maiores será necessário limitar esta altura de acordo com Roda que foi indicada no processo de dimensionamento.

Possuo uma altura de queda menor de 2,5 m, posso instalar uma Roda D’água Pelton “Turbina”?

Em alguns casos poderá até funcionar, porém, não é indicada essa instalação. A eficiência do equipamento será muito menor que a Roda de Canecas, a relação custo x benefício não valerá a pena, o sistema pode não funcionar adequadamente ou até parar, pois qualquer diminuição na água de acionamento irá impedir o funcionamento.

Ficou alguma dúvida?
Para saber mais acompanhe sempre nosso site e também nossas redes sociais (@canalbombas).

Forte abraço,

Equipe Canal Bombas®

2019-01-08T18:34:37+00:0012 de dezembro de 2018|Artigos|